quarta-feira, março 21, 2012

A melhoridade


Estou em férias - ou melhor, no fim delas. Férias é aquele período que você espera ansiosamente chegar para poder sentir a vida sem horários, sem correria. Quer dizer, essa é a idéia inicial, mas pode ser muito diferente.

Se você decidiu fazer uma bela e longa viagem turística, provavelmente vai ficar olhando no relógio para não perder o vôo ou o ônibus, para chegar nos locais de visitação na hora certa, para checar há quanto tempo está esperando na fila...

Se você decidiu descansar, pode ser que depois de uns três dias sem fazer absolutamente nada fique ansioso por um pouco de movimento, pressão, adrenalina.

Férias de verdade são as que a gente decide quando e como. Cada um tem um jeito de ser feliz, no seu próprio ritmo e passo. A não ser que você tenha mais que 50 anos, quando os nossos legisladores decidiram que você já não tem capacidade de decidir a respeito; assim, decidiram que, goste ou não, tem que tirar todo o período de direito de uma vez só. E se  eu achar que duas semanas de férias a cada semestre descansam mais do que 30 dias uma vez por ano... não posso, tenho mais do que 50 anos e não sei pensar por mim mesma....(rsrsrs)

Bem, passei dos 50, nem cheguei ainda à melhor idade e já tem gente tomando decisões por mim.

Afinal de contas, o que é a melhor idade? Será aquela fase em que pagamos meia entrada no cinema, nos passeios? Então 15, 18, 20 também são parte da melhor idade... Ou é quando pagamos meia entrada para usarmos o dinheiro da outra metade na farmácia?  

É a melhor idade aquela parte da vida em que temos tempo para passear e viajar, mas estamos cansados demais para isso?

O fato é que não tenho pressa de chegar lá - tenho pressa, sim, de chegar à melhoridade, aquele período da vida em que não importa o que fazer ou aonde ir, não precisa procurar, as férias acompanham você aonde você estiver...




Foto: Bete Padoveze, Gramado - RS, 16/03/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário