terça-feira, julho 24, 2012

Retrato de minha mãe


Dona Aurora é minha mãe e a divido com outros seis irmãos. Desenhar o seu retrato não é difícil, já que adjetivos não lhe faltam, mas também não é tarefa desprovida de uma certa complexidade.

Na festa de 80 anos em 2010
A vó Aurora, como a chamamos, é daquelas pessoas que nunca param, é uma batalhadora que surpreende pela força muitas vezes escondida na fragilidade. Aos quase 82 anos de idade, alterna momentos de jovialidade e de extremo cansaço, mas o que realmente nos pega de surpresa é como retorna desses momentos de vulnerabilidade, de perdas dolorosas, com renovada energia.

Ao longo da vida de 54 anos com meu pai, formou com ele uma verdadeira equipe de trabalho, cuidando da família de forma coesa e determinada. Com ele lutou muito, passeou, dançou, viajou, ajudou pessoas, viveu uma vida plena. Nos primeiros anos sem ele, minha mãe murchou e perdeu muito de seu entusiasmo, que aos poucos foi recuperando e que ainda a motiva para continuar fazendo planos e projetos.
Casamento em 08 de janeiro de 1949
João e Aurora em Cajueiro
João e Aurora
Há coisas verdadeiramente admiráveis na personalidade da Dona Aurora, como sua disciplina para realizar seus trabalhos e assim manter a sua vida em ordem, mesmo com a ausência de nosso pai; sua determinação que faz com que mesmo cansada consiga dar conta de seus projetos; sua consciência de dever e família e de sua missão de mãe.
Viagem inesquecível a Aparecida do Norte, depois Santo André e Santos - 3 dias viajando de táxi - o casal Aurora e João, Marta, Padu, Clóvis. Tere, Bete e Tico, em 1961.

Claro que ela não é só qualidades - como todos, tem defeitos - e como filha eu os conheço bem... Mas aos defeitos numa mulher de 82 anos podemos chamar de detalhes da personalidade, peculiaridades, distrações no caminho da vida, traços que dão colorido a um ser humano rico de contribuições positivas. Defeitos? Vamos deixá-los de lado.

Minha mãe é vaidosa - e este não é um de seus defeitos. O que ela tem eu chamo de auto-estima, que a faz estar sempre caprichada nas suas roupas (que ela mesma costura) e, desde que me lembro, não a deixa esquecer de passar um creme no rosto, um batom, cuidar do cabelo, etc.

Sempre fui impressionada pelas suas habilidades manuais - ela costura, borda, tricota, crocheta. Já fez macramê, frivolité, inhanduti, tricô de tear, à mão e à máquina. Costurou os vestidos de noiva de três das quatro filhas,  vestiu com seus trabalhos cheios de amor filhos e netos.

Seu raciocínio para essas artes todas, envolvendo muita matemática na solução das suas equações, é rápido e intuitivo, inacreditável para quem foi por tão pouco tempo à escola. Na cozinha, os pratos são simples e bem feitos - faz o melhor bife à milanesa do mundo!

Hoje falo de minha mãe que beira os 82 anos e descrevo o retrato da mulher que a vida moldou. Mas as fotos antigas me falam de outras coisas - falam da mulher jovem e bonita, com pose de artista de cinema, com aquele ar orgulhoso e feliz ao lado do meu pai e dos filhos.
Estação da Luz - São Paulo, em 1959 - casal Aurora e João, Tere, Tico e Bete
Determinada, sem dúvida
Ela ainda é bonita, ainda se cuida, ainda faz planos, ainda tem expectativas. E este são os sinais de uma mulher que ainda não envelheceu por dentro e, sim, continua esperando da vida tudo o que a vida ainda pode lhe dar...

Feliz aniversário de 82 anos, Dona Aurora!         17 de agosto de 2012
Formatura do Breno em 2005 (Edu, Vó Aurora, Breno e Bete)
Na pizzaria com os bisnetos Frederico e Bárbara em setembro de 2011
Videos:

Aurora fazendo bolo de cenoura (a receita escrita por ela mesma segue abaixo - contribuição da Kelita)


Em 2011, no casamento da neta Janaina, abraçada ao neto André

Com os bisnetos no aniversário de 80 anos


 

10 comentários:

  1. Nooooosssaaa!! ficou lindo este texto!! Lindo! Parabéns, Bete.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Conseguiu abrir os vídeos?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,Keila. A gente sempre arruma um "Tempo para Tudo".

    ResponderExcluir
  5. Ficou bonito e uma linda lembrança.
    Não consegui abrir um dos videos (dançando com o tico)
    KAZY

    ResponderExcluir
  6. Bete.. ficou lindo o texto!
    Nao conseguir abrir o vídeo do meu pai!

    ResponderExcluir
  7. Bete, gostei muito do seu texto. Eu conhecia Dona Aurora, sua mãe, de ouvir falar. Conheci melhor o seu pai com quem tive alguns contatos muito significativos. É muito feliz quem pode, como vcs, desfrutar do convívio de um anjo materno como ela. Por amor e por merecimento, com certeza. Que essa benção se estenda por muito tempo mais. Um abraço a todos. Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Ricardo, pelas palavras e pelo carinho.

    ResponderExcluir
  9. Conseguimos visualizar o video!

    Tem gente que não morre... Só muda de dimensão.

    abraços,

    MARIA CLARA

    ResponderExcluir