quarta-feira, outubro 31, 2012

Razão no. 14 - Biblioteca Municipal


Santa Bárbara d'Oeste tem três bibliotecas públicas: a que está instalada no Centro Cultural Prof. Léo Sallum, a que fica no Caic Irmã Dulce e a que fica na área central (na Praça 9 de Julho, em frente ao Museu da Imigração), denominada Biblioteca Pública Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira.

Confesso que, das três, eu conhecia apenas a última, que por sinal foi a primeira a ser criada em nossa cidade, em 15 de junho de 1968.

Foto: Bete Padoveze - agosto 2012
O prédio que atualmente abriga a Biblioteca Central foi inaugurado em 1940 e anteriormente continha as instalações do Paço Municipal. Com a transferência da sede do governo da cidade para o prédio ao final da Avenida Monte Castelo, em 08 de maio de 1981 passou a abrigar a biblioteca.

Balcão de atendimento de frente para as belas janelas
 Foto: Bete Padoveze - outubro 2012
A denominação "Maria Aparecida de Almeida Nogueira" foi oficializada através do decreto 928/76, por indicação do vereador José Rego, em homenagem à professora Cidinha Nogueira, que muito ajudou na constituição da biblioteca. Embora não fosse barbarense, Cidinha Nogueira, filha do conhecimento médico e político Dr. Felício Nogueira e figura de destaque na cidade, exerceu atividades no meio educacional, cultural e jornalístico. Faleceu prematuramente em 1974, aos 34 anos de idade, vítima de acidente em São Paulo (1).

Cidinha Nogueira  (Foto: blog do prof. Emer Nogueira)
É muito comum ouvir-se que hoje as pessoas não lêem livros. De fato, dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (da Fundação Pró-Livro e Ibope Inteligência) mostram que nos últimos 4 anos (2007 a 2011) o número de leitores no Brasil caiu 9,1%. É triste, mas é real.

Uma das razões é que hoje dispomos de mais meios de informação, o que de uma certa maneira oferece um consolo. O que me preocupa mais não é o número maior ou menor de leitores, e, sim, a qualidade do material oferecido à leitura. Um bom e bem escrito livro ainda é, mais do que fonte de entretenimento, a base da formação da expressão oral e escrita de cada pessoa.

Bem, de volta à nossa biblioteca. Conforme informação da bibliotecária Roseli Tassi Tureta, há cerca de 50.000 exemplares à disposição, atraindo uma média de 3.500 leitores ao mês, representando um importante acervo para quem pesquisa ou procura um livro para cultura e lazer. Frequentemente são adicionados novos títulos, que atendem às necessidades das mais variadas faixas etárias.


Na biblioteca central, assim como nas demais bibliotecas do município, há também o balcão de trocas, um espaço reservado para troca de livros que já existem no acervo das bibliotecas, com livros dos usuários. As bibliotecas também recebem livros em doação, para serem incorporados ao acervo existente.

Fotos: Bete Padoveze - outubro 2012
Além de anexo destinado à literatura infantil, a biblioteca central possui sala de pesquisa, com computadores disponíveis para os usuários,...


Fotos: Bete Padoveze - Outubro 2012
 ... e uma sala para leitura de periódicos. Por falar em periódicos, há um acervo histórico dos jornais da cidade, todos muito bem preservados e encadernados.

Foto: Bete Padoveze - outubro 2012
Além da evidente importância para a manutenção do nível cultural de nossa cidade e criação de hábitos de leitura nas novas gerações, a Biblioteca Central ajuda a manter preservado o patrimônio arquitetônico da cidade.

A biblioteca com nova pintura (Foto: Bete Padoveze - outubro 2012)

(1) Fonte: Jornal d'Oeste, ed. 04/07/76

Endereço: Rua João Lino, 362 - Centro
Horário de funcionamento: 2a. a 6a. feira das 9 às 18 horas
                                        sábados das 9 às 12 horas.


2 comentários:

  1. Achei bem bacana a inclusão da BIBLIOTECA na lista.
    Será que ainda vai ter biblioteca no futuro?




    ResponderExcluir
  2. Kasy, fui visitar a biblioteca do Léo Sallum para fazer uma nova postagem. Foi surpreendente conhecer as atividades realizadas lá.

    ResponderExcluir