sábado, março 23, 2013

Razão no. 22 - Grupo Escoteiro Uirapuru GEU48

 
Estive no dia 23 de fevereiro, sábado, na Câmara Municipal de SBO assistindo a uma cerimônia escoteira, ocasião em que a pioneira Fernanda Aparecida Moreira recebeu a insignia BP (Baden Powell), uma honraria consignada àqueles reconhecidos por seu trabalho no movimento escoteiro.

Fotos: Bete Padoveze 23.02.13
Fernanda Moreira recebeu a insígnia BP e renovou a sua promessa escoteira

Foi bacana, emocionante mesmo. Conhecer um pouco do trabalho da Fernanda me fez voltar no tempo, àqueles anos em que fui mãe de escoteiro.

O prefeito Denis Andia, com o lenço de escoteiro, após fazer a promessa escoteira, ladeado pelo presidente do GEU, André Fagnoli (na foto à direita), e pelo chefe Paulo Luís Pereira (à esquerda).
Bem, conforme disse o presidente atual do grupo, André Fagnoli, não existe ex-escoteiro - uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Acho que por que o sentimento escoteiro que brota e evolui lá dentro da mente, continua lá. Fica às vezes meio inerte, mas na primeira oportunidade de realizar uma atitude positiva a cada dia, a alma do escoteiro fala alto e o ato positivo acontece. Daí, a minha conclusão é que também não existe ex-mãe de escoteiro, ou mãe de ex-escoteiro, sei lá... 


O melhor possível - Em síntese, este é o objetivo do movimento escoteiro: ajudar a formar, através das atitudes do dia a dia, bons líderes e bons liderados, jovens que serão capazes de contribuir positivamente em todos os ambientes em que estiverem. 
Flor de Lis, símbolo do movimento escoteiro
O Baden Powell que citei acima (Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell) foi o fundador do movimento em 1907 (não confundamos com o músico brasileiro Baden Powell), cujos princípios inspiraram e ainda inspiram muitos jovens no mundo todo - companheirismo, patriotismo, lealdade, trabalho, honra, respeito à família, à sociedade, à natureza.

Robert Baden-Powell (1857-1941), fundador do movimento escoteiro.

Os componentes do movimento escoteiro têm as atividades de acordo com a sua idade, sendo:
- Lobinhos:          de 6,5 a 10 anos
- Escoteiros:        de 11 a 14 anos
- Seniores:          15 a 17 anos
- Pioneiros:         18 a 21 anos

Acima de 21 anos, pode-se ser Mestre Escoteiro, cuja função é observar, orientar, corrigir, motivar.

Há muito o que dizer sobre o escotismo, mas o meu foco no momento é o GEU48 - Grupo Escoteiro Uirapuru 48, de Santa Bárbara d'Oeste.

Foto: Bete Padoveze 02.09.12
O GEU48 foi fundado em 1966 por Élio Jovarte Bueno de Camargo, juntamente com um grupo de pais, e desde então tem reunido muitas crianças e jovens barbarenses que se identificam com os princípios básicos do movimento.

GEU48 - Foto de 1967 da coleção particular de Élio Jovarte Bueno de Camargo (extraída do site do Cedoc da Fundação Romi)
A sede atual é no Parque dos Ipês, onde semanalmente o grupo se reúne para reuniões e atividades.

Foto: Eduardo Deffanti 02.09.12

Vista interna de uma das salas do sede do GEU-48 (Foto: Bete Padoveze 23.03.13)

Momento em que Marcelo, um novo escoteiro, após fazer a sua promessa e já usando o lenço escoteiro, recebe o diploma ao lado de sua mãe (Foto: Bete Padoveze 23.03.13)

Escoteiros....


...e lobinhos durante atividade semanal no Parque dos Ipês
 Fotos: Bete Padoveze 23.03.13
Outras atividades são realizadas ao ar livre, em locais apropriados, que permitem ao escoteiro desenvolver ações e projetos em grupo, para conhecer o meio ambiente, aprender técnicas de convivência com a natureza, reconhecer riscos ambientais, etc. Ao longo da existência do movimento escoteiro, algumas mudanças nas atividades foram realizadas, adequando-as à medida das necessidades e sempre levando em consideração o bem estar, a saúde e a segurança de cada criança, adolescente e jovem participante.
 
Outras ações desenvolvidas são ligadas à área social, quando o escoteiro aprende a conhecer a sua comunidade e as formas de contribuir socialmente. O escoteiro também é estimulado a desenvolver projetos onde as suas habilidades individuais são reconhecidas.
 
Para o mês de abril, por exemplo, a programação do GEU48 incluirá:
- ida a um supermercado da cidade, onde os lobinhos e escoteiros farão compras, que serão depois destinadas a uma entidade assistencial da cidade. Nessa atividade receberão orientação e acompanhamento sobre o valor do dinheiro e o seu bom uso, bem como sobre critérios para seleção de produtos, etc.
- participação em uma missa escoteira (dia 20 de abril)
- participação de evento escoteiro na praça central da cidade (27-28 de abril).
Desfile de 07 de setembro de 2012 (Fotos: Bete Padoveze)

Meu filho Breno foi escoteiro por vários anos até que, aos 21 e na condição de pioneiro, trabalho e estudo não mais permitiram que continuasse no grupo. Mesmo afastado, as grandes amizades nascidas e sedimentadas no grupo ainda o acompanham pela vida.

"Sempre tive um medo indigno de altura. qualquer degrau sempre pareceu um precipício para mim. Lembro um dia em que os Chefes Zau, Fausto e Moraes montaram uma falsa baiana, que consistia em duas cordas paralelas para atravessarmos um rio. Na primeira vez, não tive coragem e os Chefes entenderam isso, mas colocaram um desafio: "Quando você estiver pronto, você vai?" Prometi que sim! Na segunda vez, não fui. Não estava pronto! Só consegui ir na terceira vez e, depois daquele dia, aprendi que não havia limites para os desafios que aparecessem na minha vida. O escotismo transformou meus medos em ferramentas para superar os desafios da vida."

O lenço escoteiro do meu filho Breno, emoldurado, está exibido na parede, como lembrança desse período de sua vida e símbolo da importância do escotismo na sua formação. (*)
E, para me despedir, deixo abaixo o lema escoteiro:

Sempre Alerta!
 
que significa estar sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir o dever para com Deus, com a Pátria e com o Próximo!

(*) O lenço escoteiro do Uirapuru é um dos mais antigos lenços dentre os grupos da região.
 
Links:
Grupo Escoteiro Uirapuru
União dos Escoteiros do Brasil
Parque dos Ipês


3 comentários:

  1. Achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa crônica!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela crônica. Um dia eu quiz ser escoteiro, não foi possível. Vc me ajudou sentir saudade desse tempo. Abraços.

    ResponderExcluir