quarta-feira, agosto 29, 2012

Razão no. 5 - CEDOC - Centro de Documentação da Fundação Romi



Cedoc (Foto: Bete Padoveze Agosto 2012)
Estive em 15 de junho no CEDOC na abertura da exposição de Fotos das Famílias Barbarenses, mais uma das iniciativas da Fundação Romi para ajudar a preservar a história barbarense. A foto da família do meu avô materno, Domingos Riccetto, originária de Treviso, Itália, estava lá também. Gostei de ver.


Irmãos Riccetto (Foto: Bete Padoveze, junho 2012)
Aproveitei para ver mais uma vez o espaço expositivo do CEDOC Centro de Documentação, que já conhecia de outra visita. O CEDOC é moderno, didático, convidativo. O antigo das fotos ganha modernidade nos grandes painéis de fotos e nos sistemas de imagem estrategicamente colocados. Os corredores em curva conduzem a visita de forma agradável e sempre é possível sentar nos bancos coloridos para captar um pouco mais das informações disponíveis.


Foi ali no CEDOC que pela primeira vez ouvi falar do sítio arqueológico do Caiubi (ver Expedição Fotográfica e Histórica ao Caiubi).


A arte - não apenas a história - se faz presente nos espaços, através dos painéis de Orlando Marques.

Foto: Bete Padoveze 15.06.2012
Na seção dos imigrantes italianos pude ver na parede a foto da família do meu bisavô Michelle Padovese e avô paterno, José Padoveze, originária de Concórdia Sagitária, região do Veneto, Itália.
Bete Padoveze e Luís Eduardo Deffanti em frente à foto da família (foto: Tim Massey - 30.04.18)


O CEDOC - Centro de Documentação Histórica, inaugurado em 07/12/2009, vai muito além do espaço expositivo. Além de preservar a memória da própria Fundação e das Indústrias Romi, resgata todo o passado histórico da cidade e região, revelando mudanças sociais, políticas e econômicas.

O projeto nasceu em 2005, quando se iniciou o processo de catalogação e digitalização do acervo e a sua subsequente disponibilização para acesso livre pela internet através do site da Fundação Romi. São milhares de imagens documentais, uma hemeroteca com todos os jornais que circularam em Santa Bárbara d'Oeste desde o final do século XIX até os dias atuais, todas as atas da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste desde 1879 até 2000, peças audiovisuais, documentos textuais e diversas peças museológicas disponíveis.

O trator Toro, produzido pela Romi em 1948...
...e as Romisettas,lançadas em 1956, dão colorido à exposição e atraem adultos e crianças (Fotos: Bete Padoveze - junho 2012)
Vale a pena fazer uma visita. Enquanto isso não  acontece, conheça um pouco do local neste pequeno tour visual:

Endereço do Cedoc: Avenida Monte Castelo, 1095 - Jardim Primavera
Entrada pela Avenida João Ometto no. 118.



2 comentários:

  1. Bete, amei os fotos e o vídeo... Preciso visitar pessoalmente agora, pois ainda nao conheço. Valeu a razão n.5!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. Seu incentivo está me ajudando muito!

    ResponderExcluir