quarta-feira, setembro 05, 2012

Razão no. 6 - Museu da Imigração



Foto: Bete Padoveze (julho 2012)
O Museu da Imigração de Santa Bárbara  d’Oeste é um local histórico no mínimo simpático. Não é grande – poucas salas, sendo que uma delas abriga a Casa do Artista Antonio Duarte. Ambos – Museu e Casa do Artista – tem propósitos diferentes.

A Casa do Artista abriga exposições de arte e artesanato de artistas locais ou de outras cidades, e procura oferecer um espaço para a divulgação de suas obras. Recentemente estive lá prestigiando os quadros de Euris Santos (Arte com Canetas).

Quadros de Euris Santos - Arte com Canetas (Foto: Bete Padoveze - Julho 2012)
Também já vi lá alguns quadros de minha sobrinha Keila (tia coruja, não?)

Os heróis de Keila Mara Padoveze Armelin (Foto: Bete Padoveze - Março 2010)
O Folk Danci Group se apresentando no Museu da Imigração durante a Primeira Caminhada Cultural, em março de 2010 (Foto: Bete Padoveze)

O foco do Museu da Imigração é a história da imigração norte-americana, seus aspectos e influências em nossa cidade.

Seu acervo inicial foi emprestado pela Fraternidade Descendência Americana, que desativou um museu que mantinha, na época, no Cemitério do Campo, local onde estão sepultados os pioneiros norte-americanos e seus descendentes.

Foto: Bete Padoveze (julho 2012)
Foto: Bete Padoveze (julho 2012)
Foto: Bete Padoveze (julho 2012)
O Museu da Imigração de Santa Bárbara d'Oeste está instalado num prédio de arquitetura francesa (arquiteto francês Victor Dubugras), um dos mais antigos do Município, construído no final do século XIX (inaugurado em 1896) para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia.

Com a inauguração de outra cadeia, mais ampla e moderna, na década de 1970, o prédio foi desativado e reformado na década seguinte, passando a abrigar o museu em 1988.

Foto: Bete Padoveze (julho 2012)
Uma das coisas que mais gosto nas instalações do museu é  uma estátua chamada "Cangaceiro", feita de sucatas, obra do artista Lucio Bittencourt, bem na entrada.


Foto: Bete Padoveze - Março 2010

Foto: Bete Padoveze - Setembro 2012

Além das exposições de trabalhos artísticos, também já estive lá em alguns eventos, como Orquestra de Violas, Contação de Estórias, exposição de fotos do Rotary Club, lançamento de livros, etc. Faz parte do conjunto o anexo que abriga o Centro de Memória de Santa Bárbara d'Oeste.

Exposição de Fotos do Rotary Club de SBO  em 2003 - Presidente Renato Victorino e Cristina (Fotos: Bete Padoveze - fevereiro 2003)
A palavra 'museu' inspira em algumas pessoas um sentimento de rejeição, às vezes provoca uma reação de descaso pelo que lhes representa - o antigo, o velho, o inservível, descartado. Não é assim que enxergo: museus prá mim fazem parte da representação concreta da história e dos fatos reais. É uma enciclopédia em 3D, ou 4D (há cheiros, movimento, pó...) Visitar um museu é como navegar em tempo real nos sites históricos interagindo com o passado.
Endereço: Praça 9 de Julho – Centro - Santa Bárbara d'Oeste-SP




3 comentários:

  1. Pois é Bete, na sua "viagem" pelos 50 pontos que animam o seu amor por SBO, eu estou conhecendo a cidade onde "compareci", profissionalmente, por 35 anos, sem tempo para conviver com a cultura que vc está revelando. Um abraço e muito obrigado pelo presente. Ricardo Elias

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ricardo. Nessa 'viagem' estou descobrindo ainda mais pontos, e é surpreendente como o olhar otimista pode enxergar além do óbvio.

    ResponderExcluir

  3. Noemia Cullen posted:
    Oi Bete, vi o seu blog, gostei, quero só fazer duas observação; qdo vc fala do Cemitério, vc diz: é a primeira capela protestante erguida no Brasil, na verdade é a 1ª igreja Batista no Brasil, a igreja Batista foi atras de documentos para poder dizer isto, e até fez uma placa e colocou lá no Campo... sobre o Museu vc menciona qua a FDA cedeu o acervo, só que o acervo esta emprestado pro Museu, existe um documento que diz que se o Museu fechar o acervo volta pra FDA, eu e a May Dodson Trochmann fazemos parte da Comissão Administrativa do Museu... desde o início... Bjs

    ResponderExcluir