quinta-feira, novembro 15, 2012

Razão no. 16 - Noite de Vigília pelo Brasil


As tradições religiosas de um povo retratam uma parte importante da personalidade de seus indivíduos e da alma coletiva. Em momentos de sofrimento e angústia as pessoas procuram abrigo nas suas crenças e forças na sua fé, e nas grandes celebrações agradecem as bençãos recebidas.
Em 2012 foi realizada a 41a. Noite de Vigília
Em todo o mundo, muitas das festas populares mais tradicionais tem sua origem na celebração de santos ou de importantes datas religiosas.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Santa Bárbara (Foto: Bete Padoveze - outubro 2012)


Em nossa cidade, há 41 anos, por inspiração e iniciativa do padre Arthur Sampaio, iniciou-se uma tradição religiosa que perdura até hoje: a Noite de Vigília pelo Brasil. 
Programação da 7a. Noite de Vigilia, realizada em 1978 (Jornal "Edição Barbarense" - recorte extraído do site do Cedoc da Fundação Romi)
Com o objetivo de reunir os fiéis numa oração pela Pátria, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida promove anualmente missas durante toda a noite do dia 11 para 12 de outubro, data em que o país todo, em feriado nacional, presta homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Bete Padoveze - 12.10.12)

Matriz de Nossa Senhora Aparecida (foto: Bete Padoveze - novembro 2012)

Imagem de Nossa Senhora Aparecida em azulejos na lateral da igreja (Foto: Bete Padoveze - novembro 2012)
Em 1972 realizou-se a primeira Noite de Vigília, com ampla divulgação na comunidade religiosa de todo o país, atraindo um número muito grande de fiéis às missas de hora em hora celebradas por sacerdotes convidados. Desde então, essas missas também passaram a ter uma intenção especial para diferentes grupos como crianças, doentes, idosos, etc.

Noite de Vigília em 1972 (foto extraída do site do Cedoc da Fundação Romi)

Noite de Vigília em 1985 (foto extraída do site do Cedoc da Fundação Romi)
Outras atividades paralelas acontecem durante a Noite de Vigília – que dura praticamente um dia inteiro - como a abertura oficial do evento, venda de pedaços do bolo de Nossa Senhora, recitação do Rosário, coroação de Nossa Senhora Aparecida. Na verdade, o evento começa um mês antes, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas capelas da paróquia.
Muitas pessoas participam de várias missas e, como a noite é longa, podem contar com alguma comida para manter a energia
A Noite de Vigília de Oração pelo Brasil não é uma festa, é um evento de religiosidade, que propicia a reunião de pessoas que querem dar a sua contribuição espiritual, que buscam através da oração e meditação uma solução para as dificuldades diárias da vida de cada um e da nação com um todo.
Altar da Igreja Nossa Senhora Aparecida
 Endereço da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida: Rua Joaquim Azanha Galvão, 18 - Vila Linópolis
 
 

3 comentários:

  1. Eu achei interessante você incluir este tópico, porque não é um local, mas sim um evento. E mais incrível, um evento religiosos que continua a acontecer desde muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei interessante você incluir este tópico, porque não é um local, mas sim um evento. E mais incrível, um evento religiosos que continua a acontecer desde muitos anos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muitas histórias de Santa Barbara e principalmente da usina Santa Barbara / CAUSB / União Agricola Barbarense / Vila Aparecida / Grupo Escolar Inocência Maia

    ResponderExcluir