terça-feira, novembro 27, 2012

Razão no. 17 - Usina Santa Bárbara (antigas instalações)



Os prédios antigos e rústicos exercem uma atração inexplicável sobre mim. Das humildes casinhas até os grandes complexos, é coisa que não sei explicar muito bem. Talvez por não parecerem frios como os edifícios modernos. Talvez por esconderem histórias que eu, curiosa inveterada, anseio por conhecer. Talvez seja o mistério do desconhecido...

Construção na Usina Santa Bárbara (Foto: Bete Padoveze - out 2012)
Os barracões da antiga Usina Santa Bárbara têm isso: o charme das velhas construções e uma história inteira ligada à nossa cidade...
 
Antigas instalações da Usina (foto: Bete Padoveze - out 2012)
Sou das pessoas menos qualificadas para falar sobre a Usina Santa Bárbara, ou mesmo sobre as suas antigas instalações. Não vivi lá nos tempos áureos da cultura de cana-de-açúcar e produção de seus derivados em nossa cidade. Nem me lembro de ter sequer visitado o local quando criança. Não tenho os elos que muitos de meus amigos têm por terem vivido, ou trabalhado, ou virem de famílias que lá trabalharam.

A casa grande, hoje parte do patrimônio do município, retrata o ciclo da cultura canavieira em nossa cidade
Sei que falam com saudade e carinho dos velhos tempos, falam com amor.

Foto: Bete Padoveze - Maio 2011
Um pouquinho de história não faz mal a ninguém: começou lá pelos idos de 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu do Barão de Tatuí, intermediado pelo Dr. Prudente de Morais, áreas da Fazenda São Pedro, o que marcou o início da fase canavieira da cidade. "Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. Em 1899 foi inaugurada a destilaria de álcool. Em 1902, a destilaria começou a dar lugar à usina de açúcar e álcool, inaugurada em 25 de julho de 1914." (dados do site da Secretaria da Cultura) (1)


Foto extraída do site da Fundação Romi
 
A usina funcionou até 1995, quando foi desativada. Além de estar muito próxima à área urbana, o que dificultava sua expansão e desenvolvimento, havia outras usinas de maior porte e do mesmo grupo em cidades próximas ou não muito distantes de Santa Bárbara. Mais tarde foi vendida e em 2005 os novos proprietários doaram parte dela ao município, incluindo os velhos barracões, numa espécie de permuta relacionada à implantação de loteamento de outra área para fins residenciais. 
O "Santão" da Usina (foto de 1940 do Strazdin, publicada no Jornal Diário de Santa Bárbara, 06/04/1996, edição 2344, p.12 - Recordando, extraída do site da Fundação Romi).

 
Estátua do Cristo Redentor, o "Santão da Usina", que ficava na estrada entre a cidade e a usina, e que hoje fica em frente à antiga igrejinha. A estátua, inaugurada em 1930, foi importada da França pela Família Alves.
 
As antigas instalações passaram a fazer parte do patrimônio do município e os antigos moradores foram deixando a colônia.
Casas de moradores da usina
Antigas instalações do Grupo Escolar Coronel Luiz Alves às margens da estrada velha de Piracicaba, hoje localizado na Vila Siqueira Campos (Foto: Bete Padoveze - Maio 2011)
Assim, os velhos barracões foram destinados pela municipalidade a abrigar festas e eventos, como a Feira das Nações, a Festa da Negadinha, exposições, desfiles, encontros, etc...

 

Primeira Caminhada Cultural - março 2010 (Foto: Bete Padoveze)
Foto Eduardo Deffanti - junho 2012
Festa da Negadinha Junho 2012 (foto Luís Eduardo Deffanti)
Ao visitar as antigas instalações da Usina Santa Bárbara, ficamos curiosos por conhecer o perfil econômico de nossa cidade durante o ciclo canavieiro, do qual participaram também as usinas Cillos, Azanha e Furlan, esta última a única que ainda está em funcionamento.  
 
Hoje, de todo esse periodo, quase tudo é só lembrança e saudade...
 
(1)  Os dados históricos foram pesquisados nos sites da Secretaria da Cultura de Santa Bárbara d’Oeste e da Fundação Romi.
(2)  Negadinha da Usina: grupo de antigos moradores de trabalhadores que mantém acesa a memória dos velhos tempos
 
 

4 comentários:

  1. Lembro-me de momentos importantes feitos na Usina:

    Assistir jogo do CAUSB - Clube Atlético Usina Santa Bárbara
    Jogar futebol no campo do CAUSB (pela equipe dos Marianinhos e da Constelação Mariana)
    Encontro de Casais da Igreja Católica
    Encontro de Jovens da Igreja Católica

    ResponderExcluir
  2. Bete, eu sinto a mesma atração pelos velhos edifícios que vc comenta na sua cronica. Em anos passados visitei algumas vezes as instalações dessa Usina, já em processo de desativação. Ainda guardo as impressões de admiração que senti ao percorrer os edifícios fabris e residenciais. Aquelas paredes e jardins estão impregnados de muita história muito ligada à vida econômica de SBO. Os detalhes de sua pesquisa são importantes nesse sentido. Abraços. Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Eu estou admirada com tantas coisas que ainda têm na Usina.
    Acho que seria interessante saber um pouco mais sobre estre grupo da Negadinha.
    A Usina fica aberta para visitação púbica regularmente?
    KAZY

    ResponderExcluir
  4. Tirei a foto em maio de 2011 e até então não sabia que essas antigas instalações às margens da estrada velha de Piracicaba eram do Grupo Escolar Coronel Luiz Alves, hoje localizado na Vila Siqueira Campos. Meu amigo Clodoaldo Fracassi foi quem me atualizou com esta informação. Obrigada, Clodo!

    ResponderExcluir