domingo, novembro 23, 2014

Razão no. 31 - União Agrícola Barbarense Futebol Clube - U.A.B.F.C. - 100 anos em 22.11.14


De todas as minhas 50 razões, talvez seja esta a mais difícil para escrever, por uma razão muito simples:futebol não é a minha praia - melhor, meu campo...  

Em toda a minha vida somente fui uma única vez a um estádio de futebol, e foi para assistir um jogo do União. Isso aconteceu há algumas décadas...rsrsrs - não me lembro do adversário, do resultado, mas adorei o clima, a empolgação, o contentamento, e também a frustração...

Além de ser um dos destaques de nossa cidade, este é um momento histórico para o clube: no dia 22 de novembro o UABFC completou o seu centenário!



Quando foi fundado, o nome do time era União Foot-Ball Club, tendo sido alterado várias vezes, até que em 1920 adotou o nome atual. A palavra 'agrícola' foi adicionada ao nome em 03 de maio de 1920 pela fusão do time (então chamado Sport Club Athletico Barbarense) com o '7 de Setembro', da Fazenda São Pedro - Usina Santa Bárbara (que doou 60 mil m2 de terras para a construção do estádio), passando o clube a se chamar Sport Club União Agrícola Barbarense. Apenas em 04 de julho desse ano o nome foi definitivamente alterado para União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

A data da fundação do clube é 22 de novembro de 1914, tendo a primeira diretoria assumido os cargos em 13 de dezembro do mesmo ano: Presidente José Augusto de Camargo; vice-presidente - José Benedicto Dutra; 1º Secretário – Sábato Ronsini; 2º Secretário - José Jacintho Ribeiro; Tesoureiro – Lázaro Domingues; Procurador – Carlos Martins; Diretor de Esportes – Manoel Caetano; 1º Capitão (que correspondia à função de diretor de futebol ou de técnico do time, do 1º quadro, ou seja, dos titulares) – Roberto Pyles; 2º Capitão (o técnico do 2º quadro, ou seja, dos aspirantes) – Antonio Martins Cruz.

O primeiro estatuto do clube foi redigido e colocado em prática em 1920 pelos novos dirigentes liderados pelo presidente Antonio Lins Guimarães.


Alguns diretores da gestão que implementou o primeiro estatuto, começando da esquerda: 1o. secretário, Professor José Domingues Rodrigues; 2o. secretário, Aristides Bueno de Oliveira; 1o. tesoureiro, Calil Baruque; presidente Antonio Lins Ribeiro Guimarães; vice-presidente Antonio Ferreira da Silva, e 2o. tesoureiro, Sebastião Franchi. 


Em 24 de setembro de 1967, depois de um jogo em Serra Negra, surgiu o mascote unionista “Leão da 13”, sugerido por de um de seus diretores de futebol, Alcindo da Rocha - Zinhão, e pelo então presidente, Casemiro Alves da Silva - Pinguim. Nesse jogo contra a Portuguesa de Serra Negra, o União venceu a batalha dentro de campo por 1 a 0, com seu grande e valente time, e também venceu fora de campo, nas arquibancadas, diante da coragem de seus fiéis torcedores, de onde surgiu a expressão “esses torcedores são uns leões”. Como a sede do União é localizada na Rua 13 de maio, a expressão "Leão da 13" tornou-se definitiva.


Veja as conquistas do Leão da 13 ao longo desses 100 anos:

As 3 estrelas de seu símbolo:
  • 1967 Campeão Paulista da 2a. Divisão - subindo para a 1a. Divisão (abaixo da divisão de elite)
  • 1998 Campeão Paulista da Série A2 - subindo para a divisão de elite
  • 2004 Campeão Brasileiro da Série C

Outras Conquistas
  • 1946 Campeão amador da cidade pela Liga Barbarense de Futebol
  • 1948 Campeão amador da região - Campeonato Paulista do Interior pela FPF (Federação Paulista de Futebol)
  • 1957/1961/1963 Tri-campeão da "Taça Cidade de Santa Bárbara"
  • 1973 Campeão do "Torneio Intermunicipal - Americana x SBO"
  • 1988 Campeão Paulista de Juniores da 2ª Divisão
  • 1990 Vice-campeão Paulista da 2ª Divisão - subindo para a divisão intermediária (abaixo da divisão de elite)
  • 1995 Campeão Paulista de Juniores da Série A3
  • 1996 Campeão dos "Jogos Abertos Do Interior" - Juniores
  • 1997 Vice-campeão Paulista da Série A3
  • 1999 Campeão do Interior (time do interior melhor colocado na divisão de elite)
  • 2001 Vice-campeão da "Copa Coca-Cola"

Alguns craques





União Barbarense em 1984


A "Toca do Leão"
O estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, também conhecido como “Toca do Leão” (nome oficial: Praça de Esportes "Antonio Guimarães"), pertence ao União Agrícola Barbarense Futebol Clube e está localizado na Rua 13 de maio. O nome foi dado em homenagem ao ex-presidente e patrono do clube e foi inaugurado em 21 de maio de 1921, sendo o primeiro jogo contra o EC Concórdia de Campinas, vencido pelo União por 3x1. 


A Toca do Leão (foto: Bete Padoveze - 23.11.14)
O estádio tem capacidade para 14.914 pessoas e ainda é um dos estádios de futebol onde a torcida fica mais próxima dos jogadores, a menos de um metro de distância dos goleiros em ambos os gols e há uma distância de "um braço" do auxiliar de arbitragem. 



Foto extraída do Wikipedia.org 

Antonio Guimarães, o patrono
Bilheteria da Praça de Esportes Antonio Guimarães (foto: Bete Padoveze 23.11.14) 

A torcida organizada
O Leão da 13 também tem sua torcida, a TUSB - Torcida Uniformizada Sangue Barbarense, fundada em 11 de novembro de 1984, sempre ao lado do seu time, faça chuva ou faça sol.

(1)
Coloquei um pouco da história do União Barbarense apenas com o intuito de registrar alguns dados de forma bem resumida. Se alguém estiver interessado em obter mais detalhes, sugiro ler os livros e escritos elaborados pelo grande estudioso dos esportes de nossa cidade e principalmente do nosso futebol,  o J.J. Bellani, que acompanhou as trajetórias esportivas da cidade e pesquisou o seu passado. Vale a pena!

Assim, sem ter que me ater a dados, prefiro comentar a importância de uma agremiação que por tanto tempo tem representado nossa cidade e o futebol barbarense, enfrentando altos e baixos, momentos críticos e momentos de glória, e que ao longo de seus 100 anos se mantém no coração dos torcedores barbarenses. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário