De todas as minhas 50 razões, talvez seja esta a mais difícil para escrever, por uma razão muito simples:futebol não é a minha praia - melhor, meu campo...
Em toda a minha vida somente fui uma única vez a um estádio de futebol, e foi para assistir um jogo do União. Isso aconteceu há algumas décadas...rsrsrs - não me lembro do adversário, do resultado, mas adorei o clima, a empolgação, o contentamento, e também a frustração...
Além de ser um dos destaques de nossa cidade, este é um momento histórico para o clube: no dia 22 de novembro o UABFC completou o seu centenário!
A data da fundação do clube é 22 de novembro de 1914, tendo a primeira diretoria assumido os cargos em 13 de dezembro do mesmo ano: Presidente José Augusto de Camargo; vice-presidente - José Benedicto Dutra; 1º Secretário – Sábato Ronsini; 2º Secretário - José Jacintho Ribeiro; Tesoureiro – Lázaro Domingues; Procurador – Carlos Martins; Diretor de Esportes – Manoel Caetano; 1º Capitão (que correspondia à função de diretor de futebol ou de técnico do time, do 1º quadro, ou seja, dos titulares) – Roberto Pyles; 2º Capitão (o técnico do 2º quadro, ou seja, dos aspirantes) – Antonio Martins Cruz.
O primeiro estatuto do clube foi redigido e colocado em prática em 1920 pelos novos dirigentes liderados pelo presidente Antonio Lins Guimarães.
Alguns diretores da gestão que implementou o primeiro estatuto, começando da esquerda: 1o. secretário, Professor José Domingues Rodrigues; 2o. secretário, Aristides Bueno de Oliveira; 1o. tesoureiro, Calil Baruque; presidente Antonio Lins Ribeiro Guimarães; vice-presidente Antonio Ferreira da Silva, e 2o. tesoureiro, Sebastião Franchi.
Em 24 de setembro de 1967, depois de um jogo em Serra Negra, surgiu o mascote unionista “Leão da 13”, sugerido por de um de seus diretores de futebol, Alcindo da Rocha - Zinhão, e pelo então presidente, Casemiro Alves da Silva - Pinguim. Nesse jogo contra a Portuguesa de Serra Negra, o União venceu a batalha dentro de campo por 1 a 0, com seu grande e valente time, e também venceu fora de campo, nas arquibancadas, diante da coragem de seus fiéis torcedores, de onde surgiu a expressão “esses torcedores são uns leões”. Como a sede do União é localizada na Rua 13 de maio, a expressão "Leão da 13" tornou-se definitiva.
Veja as conquistas do Leão da 13 ao longo desses 100 anos:
As 3 estrelas de seu símbolo:
- 1967 Campeão Paulista da 2a. Divisão - subindo para a 1a. Divisão (abaixo da divisão de elite)
- 1998 Campeão Paulista da Série A2 - subindo para a divisão de elite
- 2004 Campeão Brasileiro da Série C
Outras Conquistas
- 1946 Campeão amador da cidade pela Liga Barbarense de Futebol
- 1948 Campeão amador da região - Campeonato Paulista do Interior pela FPF (Federação Paulista de Futebol)
- 1957/1961/1963 Tri-campeão da "Taça Cidade de Santa Bárbara"
- 1973 Campeão do "Torneio Intermunicipal - Americana x SBO"
- 1988 Campeão Paulista de Juniores da 2ª Divisão
- 1990 Vice-campeão Paulista da 2ª Divisão - subindo para a divisão intermediária (abaixo da divisão de elite)
- 1995 Campeão Paulista de Juniores da Série A3
- 1996 Campeão dos "Jogos Abertos Do Interior" - Juniores
- 1997 Vice-campeão Paulista da Série A3
- 1999 Campeão do Interior (time do interior melhor colocado na divisão de elite)
- 2001 Vice-campeão da "Copa Coca-Cola"
A Toca do Leão (foto: Bete Padoveze - 23.11.14) |
Foto extraída do Wikipedia.org
Antonio Guimarães, o patrono |
Bilheteria da Praça de Esportes Antonio Guimarães (foto: Bete Padoveze 23.11.14) |
A torcida organizada
O Leão da 13 também tem sua torcida, a TUSB - Torcida Uniformizada Sangue Barbarense, fundada em 11 de novembro de 1984, sempre ao lado do seu time, faça chuva ou faça sol.
(1) |
Coloquei um pouco da história do União Barbarense apenas com o intuito de registrar alguns dados de forma bem resumida. Se alguém estiver interessado em obter mais detalhes, sugiro ler os livros e escritos elaborados pelo grande estudioso dos esportes de nossa cidade e principalmente do nosso futebol, o J.J. Bellani, que acompanhou as trajetórias esportivas da cidade e pesquisou o seu passado. Vale a pena!
Assim, sem ter que me ater a dados, prefiro comentar a importância de uma agremiação que por tanto tempo tem representado nossa cidade e o futebol barbarense, enfrentando altos e baixos, momentos críticos e momentos de glória, e que ao longo de seus 100 anos se mantém no coração dos torcedores barbarenses.
Parabéns, União Barbarense!
Fontes:
Site do União Agrícola Barbarense F.C.
Cronologia dos 100 anos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube - J.J. Bellani
Grito de gol
TUSB
Fontes:
Site do União Agrícola Barbarense F.C.
Cronologia dos 100 anos do União Agrícola Barbarense Futebol Clube - J.J. Bellani
Grito de gol
TUSB
(1) Foto extraída do site http://www.geocities.ws/apompeu.geo/tusb.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário