O CDJ - Clube dos Joãos foi fundado em 1985 por João Bética e Arnaldo João Boaretto e o 1º Encontro dos Joãos aconteceu no dia 24 de junho daquele ano no restaurante do Esporte Clube Barbarense, contando com a participação de 30 Joãos, todos adultos.
Os Joãos que vão à festa têm, obviamente, a sua data própria de aniversário - a de registro, e curiosamente a data de 24 de junho é considerada como ‘aniversário extra’.
A regra estabelece que os participantes têm que ter o nome João no nome - no começo, no meio ou no sobrenome – não importa. Excepcionalmente, a festa se abre para as Joanas.
A regra estabelece que os participantes têm que ter o nome João no nome - no começo, no meio ou no sobrenome – não importa. Excepcionalmente, a festa se abre para as Joanas.
Foto obtida do site 'Região Hoje' |
A minha família tem alguns Joãos e uma Joana: o João Padoveze (meu pai, já falecido), a Aurora Joanna (minha mãe), o João Alberto, ou Tico (meu irmão, também falecido), e os sobrinhos João Frederico (nascido e falecido em 1979), João Leopoldo e João Neto (bem vivinhos!!!).
O João Padoveze, ou Vô João, gostava demais desses encontros e sempre que podia participava. Infelizmente não tenho fotos dele nesses momentos.
João Padoveze, Aurora Joanna Ricetto Padoveze, João Alberto Padoveze, João Leopoldo Ferreira Padoveze e João Padoveze Barbosa Neto |
Troféu de 'João Distante' para João Padoveze Barbosa Neto (de Campinas) em 24/06/1995 |
O local dos encontros também varia de ano para ano. Já houve encontros no Centro, no Distrito Industrial, na Zona Leste e outros.
Em 24 de junho de 1991, aconteceu o 7º Encontro do Joãos realizado no Restaurante Bella Mesa, no centro de Santa Bárbara d' Oeste. Da esquerda para a direita: (1º) Alexandre João Moretti (homenageado como o mais velho da festa: 81 anos); (2º) João Aparecido Duarte; (3º) Arnaldo João Boaretto; (4º) Joana Lacava Tunussi ("Joaninha" Tunussi); (5º) João - Fonte: Jornal Diário de Santa Bárbara, 27/06/1991, Ed.958, p.14. (foto extraída do site Cedoc-Fundação Romi)
No encontro, são entregues troféus, como: “João Especial”, “Joãozinho Especial”, “João Mais Idoso”,“Maior Família de Joãos”, etc, ou lembrancinhas como bonés, camisetas, chaveiros e canetas. Os objetos trazem o simbolo do clube, o desenho de uma casinha do passarinho João de Barro.Troféu João Padoveze para a Maior Família de Joãos em 2006 - 22o. Encontro |
Em 2016 o encontro foi no restaurante Família Modenesi - na foto, João Martini Junior, João José Bellani e João Garrido (Foto: Bete Padoveze - 24/06/16) |
João Cláudio Silva |
O João da foto é o João Vitor de Oliveira (idade na época: 7 anos), do bairro Mollon, pela primeira vez no encontro.
João Vitor Tomazele
Encontro em 24 de junho de 2016 no restaurante Família Modenesi (Fotos: Bete Padoveze 24/06/16) |
Em 2019, como sempre acontece nos encontros, foram distribuídos alguns troféus entre os 75 Joãos, como lembrança da festa, sendo:
João Mais Idoso: Seu João Zério (90 anos, do Bar Zério)
Joãozinho Mais Novo: João Pedro Ishida de Oliveira (1 ano e dez meses)
João Especial do Ano: João Luiz de Siqueira (por sorteio)
Joãozinho Especial do Ano: João Pedro Possignollo Barboza (por sorteio)
João Mais Alto: João Vitor dos Santos da Silva
João Mais Baixo: João Zampieri Sebastião
João Distante: João André Vidal de Souza (de Campinas)
João Estreante: João Vitor Moraes Jacomassi
João Mais Gordo: João Henrique Barbosa de Oliveira
João Mais Magro: João Eliel Sanches
Maior Família de Joãos: Família dos Monaro (com 5 Joãos)
Para animar a noite festiva dos Joãos, um cantor que é paulistano e que está residindo em Americana: Johnny Siqueira (também João, com nome americanizado).
Embora a cidade-sede dos encontros seja Santa Bárbara d’Oeste, podem participar Joãos e Joanas de qualquer localidade e já estiveram nos encontros pessoas de Americana, Limeira, Capivari, Piracicaba, Monte Mor, Rio Claro, Mococa, Cosmópolis, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo, Tupi Paulista, além da mineira Montes Claros.
Esta é uma tradição barbarense que estende os braços além dos limites de nossa cidade!
Bete, vc sabe do qto eu admiro essa série "50 Razões para amar SBO". UM trabalho magnífico sobre vários aspectos dessa adorável SBO. Meus cumprimentos pelo seu amor declarado a sua terra. Qdo terminar as "50 razoes" elas devem ser divulgados tem livro. Como fonte literária aos bracarenses e reconhecimento a sua dedicação à essa pesquisa. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigada pelo comentário positivo. Isso compensa todo o esforço!
Excluir