quarta-feira, setembro 07, 2011

Alimentando minhas manias


Tenho muitas manias, como todas as pessoas normais. Fale a verdade, você também tem uma mania, não é?

Qual é a sua? deixar os sapatos ou chinelos bem arrumadinhos lado a lado? procurar arrumar todos os quadros da parede que estão tortos? arrumar os cabides no armário numa posição só? arrumar os livros da estante bem arrumadinhos por tamanho - e provavelmente nunca lê-los? Conta, vai... tô curiosa!

Uma das minhas diz respeito a xícaras e canecas, ou coisas relacionadas a café e chá. Bem, a meu favor, posso dizer que não é uma mania muito esquisita, já que café e chá são bem gostosos e hoje há um mundo inteiro querendo desenvolver essas manias nas pessoas - veja a cada dia como cresce o mercado dos produtos, acessórios, coffee shops, cafés, livrarias-café, tea rooms, tea parties, salões de chá e padarias com infinitas opções de delícias.


Eu já gostava disso antes de virar moda. Desde bem pequena curtia as xícaras de minha vó Dona Fina e das suas amigas, quando ela me levava junto em suas visitas. Tenho canecas, principalmente, e em muitas cores - azul, preta, vermelha, cinza, amarela, laranja, bege, verde, lisa, florida, com dizeres, com grafismo, da França, do Canadá, dos Estados Unidos, da Itália, do Japão, do México, da China, do Chile, da Dinamarca, de Vancouver-Canadá,...

Tenho um par de xícaras super especiais, que ganhei de presente de casamento de minha amiga Ângela Stocco. A mãe dela as tirou de um jogo de jantar que, à época, tinha 50 anos. Hoje, essas xícaras tem cerca de 85 anos, dos quais 35 comigo.


O caminho de mesa (table runner) foi comprado numa lojinha de patchwork em Pedreira. 

 No meu último aniversário, na segunda-feira, dia 05, meus filhos adicionaram mais dois elementos à minha mania. O Breno e a Denise me deram uma xícara vermelha para chá com deliciosos chás ingleses e geléias. (No fundo da foto, dá prá ver uma garrafinha de aguardente e dois porta-guardanapos do casamento do meu amigo Rogério, aonde não cheguei pois sofremos - Edu e eu - um acidente no caminho de ida (o Rogério foi gentil e me trouxe alguns souvenirs do casamento, já que é conhecedor de algumas das minhas manias)). De quebra, no conjunto de chá, alguns petit-fours amanteigados muito bons!



O café sai quentinho e saboroso 

O Edu e a Luana me presentearam com algo muito interessante, que já se incorporou ao meu dia-a-dia. É um mini-espresso da Imaginarium, que prepara dois cafés e já os coloca nas xicrinhas. Sem necessidade de energia elétrica, direto no fogão. Economia de pó, de filtros e - mais importante - faz um café muito saboroso. Nada como ser moderna.

Pois é, com tantas xícaras e canecas e etc., é só esperar agora os amigos virem aqui para saborear um cafezinho comigo e tirar uns dedinhos de prosa. Apareçam!

Fotos e Texto: Bete Padoveze

oo0oo


Atualização em 06.02.2015:

Coincidências existem: as duas irmãs Marta e Tere me presentearam em datas diferentes com o tema de Girassóis de Van Gogh: Marta trouxe a bandejinha da Holanda e Tere me deu a caneca (além de outra com uma obra de Monet). Assim, o bichinho da mania vai crescendo...


4 comentários:

  1. Acho que, depois dessa crônica LINDA e sugestionável (pois me deu uma vontade louca de tomar café), vou à casa da Bete um dia, e convidarei a Marta, a Kasy, a Vó, prá tomar um chá feito por ela e usando qualquer uma dessas lindas canecas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Feito, vamos marcar. Quem sabe para comemorar o aniversário da Marta em novembro... (agenda lotada, meninas!).

    ResponderExcluir
  3. Estou com saudade dessas xícaras, seja com chá, café ou chocolate...
    Delicioso o texto.
    Waldemar O. Jr.

    ResponderExcluir
  4. adorei as canecas.já tive essa mania, depois desisti.
    a cafeteira é fantástica.
    espero tomar um café feito dela.
    bjs.

    ResponderExcluir