sábado, setembro 24, 2011

O prazer das coisas simples

Gosto das coisas simples. Formas, cores, texturas... Há uma riqueza escondida nelas e o olhar, a mão, enquanto procuram descobrir essa riqueza, sentem a intensidade de sua composição. É uma intensidade que acalma os sentidos e produz uma sensação de segurança.

Para se chegar à simplicidade, há um complexo processo. A gente pode sentir isso na vida da gente: procura-se o sofisticado para depois chegar-se à conclusão que preferimos o simples. Um exemplo: quem não aprecia um pós-Natal com a simplicidade do arroz/feijão/bife depois das delícias extravagantes dos almoços e ceias?

A vida é simples – depois que a gente aprende a relevar as coisas complexas...
Como ia dizendo, gosto das coisas simples, cores sólidas, formas definidas. Por exemplo, a simplicidade de um copo de vinho. A forma espetacular de um copo transparente de cristal ou vidro e a magnífica e límpida cor da bebida. A garrafa, em seu característico e atemporal formato, ajuda a conferir ao ato de beber vinho uma simplicidade requintada e natural.




Há outras coisas simples que curto muito: uma fatia de queijo, por exemplo. Dos milhares que existem por aí, acho que apreciaria todos. Basta uma simples fatia, que a gente leva à boca segurando com as mãos. Se a juntarmos à simplicidade do pão e à do vinho, estaremos todos (o queijo, o pão, o vinho e eu) passando momentos bem agradáveis.



Outra: uma simples barra de chocolate. Sem frescuras e enfeites, só ele – convidativo na sua cor morena e textura lisinha. Derreter o chocolate na boca me derrete por dentro também.





Mais simplicidade?

Café.
Outro moreno-brasil com um aroma de acordar os sentidos e o corpo todo.










Como vocês podem ver, a gente pode ser feliz com coisas simples.

PS 1) Esta crônica me foi inspirada por um jantar entre amigos: o Luiz e Inês, mais a Da. Dora, mãe da Inês, minha irmã Tere e seu marido Zé Carlos. Boa comida, boa conversa e bom vinho...

PS 2) E você, meu querido leitor ou leitora, não gostaria de me falar sobre as coisas simples que lhe fazem feliz? Eu, da minha parte, ficaria muito feliz em receber seus comentários!
Fotos e texto: Bete Padoveze

Um comentário:

  1. Olá, Bete!

    Obrigada pela visita no Caminhando. E eu tb adoro as coisas simples da vida. Pra mim, café com leite é aprova disto!

    Abraços,
    Elaine Cunha

    ResponderExcluir