quarta-feira, novembro 07, 2012

Razão no. 15 - Flamboyants


O flamboyant é uma árvore de origem africana (Madagascar), considerada uma das mais belas do mundo. Seu nome científico é Delonix Regia e recebe outras nomes populares como acácia-rubra, árvore flamejante, flor-do-paraíso, pau rosa.
Caminho dos Flamboyants
Seja isolada, seja próxima a outros exemplares do mesmo tipo, seja formando alas ou se entrecruzando para formar verdadeiras coberturas naturais, a sua majestade domina a paisagem. 

Usina Santa Bárbara

Árvore frondosa, sua copa pode ser muito mais larga que a sua altura, que chega a 12 metros. Quando adulta, seu tronco forte pode ficar retorcido, impondo respeito e reverência.
 
Caminho dos Flamboyants
Suas raízes são profundas e agressivas e dominam a área adjacente... 
Caminho dos Flamboyants

...e o colorido intenso de suas flores 

Caminho dos Flamboyants



...traz beleza e calor à fria paisagem urbana.
 
Prefeitura Municipal

 Adulta, cumpre o seu papel de oferecer sombra e beleza a quem passa... 

Caminho dos Flamboyants

Ainda jovem já inicia a sua promessa de transformar a cidade, 

Rua Monte Líbano (paralela à Rodovia SP-306)
...em tons de amarelo-alaranjado, laranja e vermelho.
Rua Monte Líbano



À margem da rodovia SP-306, que liga SBO à Iracemápolis, e dando acesso à antiga Usina Santa Bárbara, fica um dos cartões postais mais bonitos da cidade - o Caminho dos Flamboyants.
Quem viveu aqueles tempos da Usina Santa Bárbara, ou morou na colônia dos seus empregados, já percorreu aquele caminho colorido e bucólico que deixou saudade e boas lembranças - caminho de terra batida ladeado de flamboyants flamejantes. Beleza que já parecia esquecida...
Hoje o Caminho dos Flamboyants está revitalizado e pavimentado com bloquetes de concreto, numa extensão de 450 metros, cortando uma área residencial em desenvolvimento e ainda conduzindo às antigas instalações da usina.



É surpreendente conhecer os flamboyants de Santa Bárbara, que se revezam com os ipês na decoração de nossa paisagem urbana e rural. Se tiver uma oportunidade, pare, observe, tire uma foto, escreva um poema, faça uma música... Ou apenas guarde essa beleza na memória e no coração...
                   
  
(1) O álbum SaBad'O (1999), de Sérgio Augusto Sárapo, canta Santa Bárbara, seus cenários e personagens em ritmo de bossa nova.
(2) Fotos: Bete Padoveze - outubro 2012


Atualização:  No dia 19 de agosto de 2013 foi realizado o ato de conclusão do projeto de recuperação e revitalização do Caminho dos Flamboyants. Com a implantação do loteamento Dona Margarida pela empresa Terras do Engenho Empreendimentos Ltda, a alameda, marco do primeiro tombamento municipal, foi preservada por meio do Decreto no. 3.641 de 11 de abril de 2006.

Desde então, a via recebeu a instalação de piso intertravado com galerias para captação de águas da chuva em todo o leito carrocável, execução de passeios ao longo do caminho em pedra mosaico português, instalação de holofotes e postes para iluminar os flamboyants, caminho e praças, plantio de espécies de forrageiras como grama amendoim, lambari e azulzinha (espécies para sombra), substituição de alguns flamboyants, além da construção de quadra poliesportiva e instalação de playground. 

O prefeito Denis Andia falou sobre a importância do ato para a história do município:"O caminho é uma marca histórica da nossa cidade. Milhares de pessoas e famílias passaram por aqui ao longo da história. Hoje é um dia importante pela entrega deste caminho, devidamente revitalizado e recuperado. Trazemos de volta ao seu melhor momento este espaço tão precioso para muita gente aqui na cidade".


Fotos extraídas do site da Prefeitura Municipal de S.B. d'Oeste

3 comentários:

  1. Bete, as fotos ficaram magníficas!! Aliás, adoro esse caminho... me dá saudades dos passeios que fazíamos em grupo, quando jovens... ai ai

    ResponderExcluir
  2. Tere, Bete:

    Por quê não fazer um passeio coletivo por ali, então? Eu gostaria...

    ResponderExcluir
  3. Bete, eu conheço bem esses caminhos, já passei por eles muitas vezes, são tudo isso que vc escreveu. Essas árvores são impressionantemente belas. As suas fotos ficaram ótimas. Parabens pelas fotos e pelo texto. Abraços. Ricardo

    ResponderExcluir