E o que tem isso a ver com a feira? Tem, e muito. Numa era futurística de compras pela internet, de super-hiper-supermercados e sofisticados centros comerciais, quem ainda se interessa por ir à feira livre, que mais parece coisa do passado?
Um pouco do passado em tempos modernos (Foto: Bete Padoveze: setembro 2012) |
Há quem prefira trocar o refrigerante por uma garapa bem gelada, feita como em tempos passados (foto: Bete Padoveze - setembro 2012) |
Muita gente, foi o que descobri. Por razões as mais diversas, inclusive a do maravilhoso contato humano entre fregueses e feirantes. Na feira a gente pode pechinchar, coisa que não se faz num supermercado. No horário restrito de funcionamento de uma feira livre é quase certo que vamos encontrar os mesmos frequentadores e, assim, tecer mais um fio em nossa rede de conhecidos.
A barraca onde meu pai sempre comprava queijos (fotos: Bete Padoveze - setembro 2012) |
As minhas lembranças vâo até lá atrás quando a feira era na Rua Duque de Caxias, cortada pela General Câmara, Osório, Prudente de Moraes e outras por perto. Depois foi transferida para o terreno em frente ao Teatro Manoel Lyra e finalmente fixou-se na Avenida Tiradentes, em frente à Estação Cultural. Documentos de 1965 da Câmara Municipal(1). falam de uma autorização de funcionamento da feira na Avenida Monte Castelo, que não sei realmente se aconteceu.
Tem gente que vai à feira somente para comer pastel. E tem até uma determinada hora em que o pastel da feira é o fim da festa - de madrugada (veja Pastel na Feira Livre - Crônica de 2005, na Revista Diversa).
Foto: Lea Minshull (maio 2005) |
Frutas,
Pimentas, ervas, temperos
Mais frutas,
Quinquilharias, badulaques, acessórios, utilidades,
Peixes, queijos, linguiças,
Legumes, verduras,
Milho, curau, pamonha,
Roupas, tapetes, toalhas, chapéus,
Ainda mais frutas,
E flores de plástico, que não morrem jamais...
Descobri que tem mais gente como eu, que não quer que essas coisas acabem: a feira de SBO tem até perfil no Facebook! Feira Livre de SBO no Facebook
Ela combina com arte também: a Estação Cultural promoveu em fevereiro deste ano o 1o. Festival de Fotografia Feira na Foto em comemoração aos 55 anos da Fundação Romi. Veja as fotos no site da Estação e descubra olhares diferentes sobre o mesmo tema.
E você, qual é o seu olhar?
Atualização: Fotos de Eduardo Deffanti em 15.05.16, às 5:30, durante a montagem e início da Feira Livre na área central da cidade
(1) CEDOC (A.C. Angolini e Lucas F. Ribeiro)
Texto, fotos e edição: Bete Padoveze