sábado, outubro 26, 2013

Razão no. 29 - Rede Feminina de Combate ao Câncer - Outubro Rosa



Outubro é Rosa.    

                     Rosa é feminino.

                                               Feminino é frágil e delicado.



Pode ser - a cor rosa ainda representa muito bem o feminino. Também é verdade que a visão feminina sobre as coisas da vida pode ser mais suave, mais delicada, ao mesmo tempo mais profunda.

Mas frágil certamente não é. Não há nada de frágil nessas mulheres que dedicam-se a dispor de seu tempo para ajudar outras pessoas num momento extremamente delicado de suas vidas. Ao contrário, é preciso muita determinação, energia física e emocional para doar-se ao trabalho de minimizar o sofrimento alheio. É preciso - e muito - a força da generosidade.

Rede Feminina de Combate ao Câncer em SBO

A RFCC iniciou suas atividades em Santa Bárbara d'Oeste há mais de 40 anos - foi fundada em 26 de junho de 1972, sendo a sua primeira presidente a Sra. Rosa Wakabara. A instituição foi criada em São Paulo em 1946 pela Sra. Carmen Prudente, jornalista e esposa do cirurgião Dr. Antonio Prudente, juntamente com um grupo de amigas. Em 1978 foi fundada a Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, sendo D. Carmen a presidente nacional da instituição. Dona Carmen Prudente dedicou-se profundamente a esse trabalho, tornando-se uma das maiores guerreiras na luta contra o câncer no Brasil. 

Momentos importantes para a RFCC-SBO quando em 03.10.72 D. Carmen Prudente visitou a entidade, promoveu reuniões, proferiu palestra e foi homenageada com um jantar (fotos obtidas do site do Cedoc da Fundação Romi)
No início tratava-se de um grupo de voluntárias promovendo ações para arrecadação de fundos para a compra de remédios para tratamentos de câncer, especialmente os de alto custo. Posteriormente os grupos de voluntárias em várias cidade transformaram-se em instituições municipais, hoje num total de 59 pelo Brasil. Não sendo permitida a armazenagem de remédios, a RFCC buscou então viabilizar o aviamento das receitas trazidas pelos pacientes.

Composição da 1a. diretoria da RFCC-SBO:
Presidente:                Rosa Akiko Wakabara
Vice-Presidente:        Geralda Ribeiro Pizzani   
Secretária:                 Sueli Martins Zério
Tesoureira:                Alice M. Schwarzenbeck
Diretora Social:          Sarah Gandelman

Recorte obtido no site do Cedoc da Fundação Romi

D. Rosa Wakabara, primeira presidente da RFCC-SBO
Fui conhecer a nova sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer - Centro de Apoio à Criança com Câncer de Santa Bárbara d'Oeste, localizada à Rua Santa Cruz no. 420, no centro, durante o chá oferecido pela entidade aos pacientes e familiares atendidos, evento parte da programação das atividades do Outubro Rosa. 

A Rede em Rosa (foto: Eduardo Deffanti - out13)
Em prédio moderno de aproximadamente 250 metros quadrados, inaugurado em 16 de dezembro de 2012, a sede tem dois pavimentos: na parte superior estão o hall de entrada, sala de recepção, brinquedoteca, salas de atendimento, sala de reunião e banheiros. 
Foto: Eduardo Deffanti out13
A brinquedoteca (foto obtida da página da RFCC no Facebook)
Na parte inferior há um salão, sala de depósito, duas salas para telemarketing com banheiro independente, cozinha e banheiro para pessoas com deficiência. 

Sala de telemarketing (foto obtida da página da RFCC no Facebook)
Playground (Foto: Bete Padoveze 211093)
O CeACC foi concretizado a partir de um projeto da Rede Feminina de Combate ao Câncer e contou com o apoio do Instituto Ronald McDonald (*), que investiu mais de R$ 280 mil nas obras, por meio de recursos arrecadados em campanhas do McDia Feliz e cofrinhos presentes nos caixas dos restaurantes da rede.


Na sua fase inicial, o trabalho da RFCC era promover campanhas para arrecadação de fundos para compra de medicamentos para pessoas carentes em tratamento contra o câncer. Com o passar do tempo os seus objetivos foram se expandindo e hoje a RFCC-CeACC atende adultos e crianças oferecendo transporte para hospitais, cestas básicas e apoio ao doente e à sua família, em forma de atividades e trabalhos em grupo com uma psicoterapeuta. Para o transporte de pacientes para centros de tratamento a RFCC conta com um veículo especial.

Em números, no mês de setembro a RFCC prestou atendimento e suporte a 51 famílias, 65 adultos e 27 crianças, além de 250 atendimentos no balcão.

Para isso, conta com fundos provenientes de doações espontâneas ou obtidas via telemarketing, além do apoio através dos programas do Instituto Ronald McDonald.

As terapias em grupo, como artesanato e dançoterapia, visam estimular a reflexão e a valorização da autoestima de pacientes e familiares, frequentemente afetada pela doença. O grupo-alvo são os pacientes já diagnosticados e em tratamento, porém é dada grande ênfase à divulgaçao de atitudes prevencionistas. Muitas vezes o doente também precisa de orientação na procura dos tratamentos e a RFCC também realiza esse trabalho de facilitação. Conforme Carla Eliana Bueno, atual presidente, a rede municipal de saúde tem muitas portas e o que falta ao doente é o conhecimento dessas opções.

As voluntárias da RFCC-SBO em trabalho de divulgação da prevenção do câncer infanto-juvenil em empresa da cidade, em novembro de 2011 (foto obtida da página da RFCC no Facebook)
Entre as mais importantes ações da Rede está o suporte à família, principalmente quando o paciente é uma criança. Mutas vezes é preciso primeiramente trabalhar com os pais, dando-lhes suporte psicológico para enfrentar a situação. "Pais sadios, filhos reabilitados", diz Carla.



Além das parcerias, a Rede tem uma equipe fixa de 05 funcionários trabalhando na sede: uma diretora social, uma assistente social, uma recepcionista, um motorista e  uma colaboradora para serviços diversos.

Tão importante quanto os funcionários e os parceiros é o trabalho realizado pelas voluntárias, que atualmente são por volta de 20. Entre essas voluntárias, três colaboram com o trabalho da RFCC-SBO desde a sua fundação em 1972:  Raquel Margato, Neide Oliveira e Maria José Mano. È claro que não é somente do voluntariado feminino que a Rede precisa - ali, homens e mulheres de qualquer idade (e principalmente os mais jovens) são necessários para dar conta de um trabalho tão grande! 

Algumas das voluntárias com sua tradicional roupa rosa em frente à nova sede (foto obtida da página da RFCC no Facebook)


Carla Eliana Bueno, atual presidente, ladeada pela voluntária Maria Raquel D. Margato e pela assistente social Sueli Garcia Costa.     Raquel atua como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de SBO desde a sua fundação em 1972!

Outubro Rosa (**)

Neste Outubro, em nossa cidade acontecem os eventos do projeto "Outubro Rosa", numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência da Mulher, com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A ação, que pretende informar e instruir a respeito da detecção precoce do câncer de mama, inclui orientações, caminhada, palestras, exames de mamografia e coleta de material para testes de papanicolau nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. 



O objetivo é compartilhar os programas existentes, buscar o fortalecimento do pilar social dos pacientes e seus familiares, assim como chamar a atenção de toda a cidade para a causa. 

Neste mês, à noite, a cidade se cobre de luzes cor-de-rosa, para lembrar principalmente as mulheres do que pode ser feito para detectar a doença a tempo.

Colagem de fotos obtidas do site da Prefeitura Municipal de SBO 
SBO também aderiu à campanha "Pense Rosa", idealizada pela ONG OrientaVida, que está sendo desenvolvida na região.

(Foto: Bete Padoveze 211013)
A programação do Outubro Rosa compreende:

17 de outubro - palestra com mastologista do Centro de Referência em Saúde da Mulher na empresa Tenda Atacados.

21 de outubro - chá da tarde com portadores de câncer de mama e familiares na sede da RFCC, com palestra de profissionais do Centro de Referência em Saúde da Mulher.


Chá da tarde na sede da RFCC (Foto: Bete Padoveze 211013)
30 de Outubro – caminhada para conscientização e divulgação do Pense Rosa com distribuição de pedidos de mamografias para mulheres na faixa etária a partir dos 40 anos e agendamento de coleta de Papanicolau.

03 de Novembro – orientações sobre câncer de mama, câncer de colo uterino e entrega de pedidos de mamografias no Parque dos Ipês.

Prevenção, a grande arma

Auto-exame, Papanicolau, mamografia, proteção com preservativos, mudança de comportamento, visitas médicas regulares - estas são algumas das atitudes prevencionistas.

Agora, uma nova arma: a partir de 2014, pela primeira vez a população terá acesso, através do SUS, à vacinação contra o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, para meninas de 10 e 11 anos de idade. 

Novembro Azul

Aproveitando a oportunidade, segue um lembrete aos meus leitores do sexo masculino: Novembro Azul é a campanha que está sendo lançada, objetivando divulgar as medidas de prevenção do câncer de próstata. 



Bem, há tanto a dizer, tanto a pensar, tanto a fazer sobre o assunto! Não dá prá resumir numa simples crônica. 

O importante é que há gente fazendo, há gente pensando, há gente alertando. A essas incansáveis pessoas que trabalham para minimizar o sofrimento alheio devemos prestar o nosso respeito e admiração, além, obviamento, do agradecimento. São elas, sem dúvida, mais uma razão para amar nossa cidade!


(*) o Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar iniciativas que promovam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento para jovens pacientes com câncer. A RFCC-SBO é uma das 58 entidades credenciadas pelo instituto.Um dos programas de maior arrecadação é o McDia Feliz.

(**) Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Yorque e desde então promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que as  entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares no mundo.

Fontes: 
http://www.accamargo.org.br/nossa-historia
http://www.redefemininanacional.org.br/


8 comentários:

  1. Bete, muito bem escrita esta crônica e muito bem pensado em valorizar essas pessoas que tanto bem fazem às outras.

    ResponderExcluir
  2. Legal a REDE... SBO no blog:
    http://profemernogueira.blogspot.com.br/2013/10/hillbilly-master-automotive-industries.html

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:06 AM

    Olá, Bete, parabéns a você por valorizar esse trabalho incansável e valoroso da RFCC de SBO. Pude ver no seu levantamento, até com certa emoção, o logotipo do Jornal D´Oeste, onde tanto militamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O `anônimo` acima é Celso Luís Gagliardo.

      Excluir
  4. Fabulosa expressão de cidadania. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:07 PM

    Bete, obrigada pela lembrança e pelo carinho que cuidou dessa publicação. Vc é atualizada, vencedora, inteligente, prática, objetiva, sobretudo, humana, ao perceber a importância do trabalho de mulheres Super Poderosas, como D. Carmem, Rosinha, Raquel, Zezé, Neide, dentre todas que vem construindo a história da RFCC há tantos anos, com um assunto tão moderno, forte e ainda aterrorizante :- o câncer. Um afetuoso abraço, desta atual Presidente , sobrevivente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5:12 PM

      em tempo: Anônimo acima sou eu, Carla Bueno, Presidente da RFCC para os anos de 2013 e 2014, PRIMA do anônimo anterior, Celso Gagliardo, ambos admiradores do seu trabalho. Um beijo!

      Excluir